Operações Financeiras

IP – IP (INTERNET PROTOCOL)

Outras Operações Financeiras

IP – IP (INTERNET PROTOCOL)

É uma identificação única para cada computador conectado a uma rede. Podemos imaginá-lo como um documento de identificação único, como o CPF, por exemplo.

Descobrir este número é bastante fácil e pode ser útil para diversas situações:

Ao ligar o computador e conectá-lo a uma rede local, o aparelho recebe um endereço IP que é comumente chamado de IP interno. Mas, a partir do momento em que o usuário começa a navegar, ele passa a usar um segundo número, conhecido como IP externo (que pode estar no computador ou no equipamento que dá acesso à internet).

Saber o endereço IP externo pode ser útil, por exemplo, para usar algum tipo de programa de acesso remoto, descobrir se o computador está conectado diretamente à internet ou se há alguma outra máquina fazendo o intermédio.

A informação pode até mesmo ser usada para confirmar algum tipo de atividade ligada a um Internet Protocol, como em casos de fraudes.

Importante lembrar, que os endereços IP de conexões fornecidas por operadoras como ADSL (Velox, Speed e etc), mudam a cada vez que o usuário entra na rede. Portanto, se você usa uma dessas conexões, o seu IP pode estar diferente na próxima vez que usar no serviço.