Nacionais

sECURITIZAÇÃO

Operações Nacionais

SECURITIZAÇÃO

Primeiramente, faz necessário esclarecer que estas operações podem ser feitas internamente seguindo os padrões normais e procedimentos de praxe de mercado, ou servirem como lastro para emissão de instrumentos financeiros a serem monetizados em instituições financeiras internacionais.
A Alternative poderá, em parceria com outras instituições financeiras, estruturas estas garantias para que possam lastrear a emissão de um instrumento financeiro.
Securitização (do inglês securitization), ou titularização, é uma prática financeira que consiste em agrupar vários tipos de ativos financeiros (notadamente títulos de crédito tais como faturas emitidas e ainda não pagas, dívidas referentes a empréstimos entre outros), convertendo-os em títulos padronizados negociáveis no mercado de capitais interno e externo.
Assim, a dívida é transferida, vendida, na forma de títulos, para vários investidores. Assim, securitização é a conversão de uma dívida (duplicatas, cheques, notas promissórias) em título lastreável e negociável entre instituições financeiras. Estes títulos podem ser adquiridos diretamente por Bancos, Distribuidoras de Valores ou Fundos de Investimento como forma de rentabilizar o capital investido. Caberá também ao comprador do título securitizado a cobrança individual de todas as dívidas que compõe o título, isentando a Securitizadora e qualquer intermediário, de qualquer ônus.
Esses títulos são, portanto, caracterizados por um compromisso de pagamento futuro, de principal e juros, a partir de um fluxo de caixa proveniente da carteira de ativos selecionados.
A securitização é utilizada pelo sistema financeiro para obtenção de fundos e divisão de riscos. É uma forma de transformar ativos relativamente não líquidos em títulos mobiliários líquidos, transferindo os riscos associados a eles para os investidores que os compram.
Essa prática se aplica tanto a empresas como a estados. No início dos anos 1990, o governo brasileiro deu início a um processo de reestruturação da dívida pública através de securitização. A proposta do Plano Brady, consistia na troca dos empréstimos anteriores por novos títulos, que poderiam ser negociados posteriormente no mercado, com alongamento dos prazos e redução do serviço da dívida. Assim, débitos oriundos de dívidas assumidas pelos estados e por empresas estatais brasileiras foram repactuados e transformados em títulos públicos emitidos para os credores originais.

Securitização

Procedimentos

  • O Cliente fornece copia de seus títulos / recebíveis (exemplo), que serão submetidos a uma análise do Banco (Trust Bank);
  • Uma vez aceito, será determinado o grau de risco e isso implicará diretamente no deságio de valoração para lastro do Instrumento Financeiro;
  • O Trust Bank ficará com os direitos aos títulos e incorporará em seu portfólio, como contrapartida da emissão da garantia financeira que diretamente lastreará a emissão do instrumento financeiro por um Banco top 25.