Ativos

Ativos Tangíveis e Intangíveis

Ativos

Ativos Tangíveis e Intangíveis

Os BENS TANGÍVEIS ou ATIVOS TANGIVEIS referem-se aos recursos físicos de longo prazo que uma empresa possui e que consegue mensurar o valor. Esses ativos são adquiridos com a intenção de realizar operações que benefícios econômicos e/ou manutenção da atividade comercial.

Os bens tangíveis, também chamados de corpóreos ou materiais, são aqueles que existem fisicamente, são palpáveis, como móveis, imóveis, veículos, dinheiro, estoque, entre outros, que também integram o patrimônio.

Os BENS INTANGÍVEIS ou ATIVOS INTANGÍVEIS referem-se a ativos que não podem ser tocados, não são palpáveis, pode ser classificado como: capaz de ser separado ou dividido da empresa, podendo ser negociado, vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado; resultar de direitos contratuais ou de outros direitos legais; for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo sejam gerados em favor da entidade; Puder ter seu custo mensurado com segurança.

Os bens intangíveis são: Capital intelectual, Desenvolvimento de tecnologia, Direitos autorais, Direitos de propriedade industrial e de serviços, Franquias, Fundo de comércio adquirido, Know-how, Licenças Marcas, Modelos, projetos e protótipos Patentes, Receitas, Softwares, entre outros.

Ativos Tangíveis são depreciados, enquanto que Ativos Intangíveis são amortizados:
  • Depreciação, trata da redução do valor dos bens tangíveis pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência. Dentre os tipos de bens que sofrem depreciação temos edifícios, veículos, computadores, móveis etc.
  • Amortização, por sua vez, é a redução do valor aplicado na aquisição de ativos intangíveis, de duração limitada ou de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado. Marcas e patentes, além de websites, são exemplos de itens que sofrem amortização.